Rito de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Adoração e bênção do Santíssimo Sacramento


                                              


ADORAÇÃO E BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO


Tendo-se reunido, começa o canto, e após o canto, presidente as Orações.

CANTO

Passei anos no deserto
Pra chegar a Canaã
Minha terra prometida
Terra de uma nova vida
Livre da escravidão
Aprendi que as batalhas
Eu as venço no senhor
Sustentado por sua graça
Revestido da couraça
Dando brados de louvor
O mesmo ontem, hoje e sempre
Não há outro Deus igual
Vou celebrar dias de g
Uma nova trajetória
Tocar o sobrenatural
Muralhas cairão, dias de glória então
Eu viverei, eu viverei
Para proclamar, meu Deus abriu o mar
Deserto já passou, vitória enfim chegou
Aprendi que as batalhas
Eu as venço no senhor
Sustentado por sua graça
Revestido da couraça
Dando brados de louvor
O mesmo ontem, hoje e sempre
Não há outro Deus igual
Vou celebrar dias de glória
Uma nova trajetória
Tocar o sobrenatural
Muralhas cairão, dias de glória então
Eu viverei, eu viverei
Para proclamar, meu Deus abriu o mar
Deserto já passou, vitória enfim chegou
Muralhas cairão, dias de glória então
Eu viverei, eu viverei
Para proclamar, meu Deus abriu o mar
Deserto já passou, vitória enfim chegou
Dias de glória, eu viverei
Muralhas cairão, muralhas cairão, ôh, ôh
Dias de glória, eu viverei
Muralhas cairão, muralhas cairão, ôh, ôh
Dias de glória, eu viverei
Muralhas cairão, muralhas cairão, ôh, ôh
Dias de glória, eu viverei
Muralhas cairão, muralhas cairão
Muralhas cairão, dias de glória então
Eu viverei, eu viverei
Para proclamar, meu Deus abriu o mar
Deserto já passou (vitória enfim chegou)
Muralhas (muralhas) cairão, dias de glória então
Eu viverei, eu viverei
Para proclamar, meu Deus abriu o mar
Deserto já passou, vitória enfim chegou
Vitória enfim chegou
Aleluia

Após o canto, aquele que preside inicia o momento de oração.

Pres: Graças e louvores sejam dados a todo momento. 
Ass: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)

Pres: Jesus manso e humilde de coração.
Ass: Fazei o nosso coração semelhante ao vosso. 

Faz-se então a Adoração silenciosa. 

LITURGIA DA PALAVRA

O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.

PRIMEIRA LEITURA 
(Salmo 103)

L: Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. É Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades. É Ele quem resgata a tua vida do túmulo e  te enche de graça e de ternura. É Ele quem cumula de bens a tua existência e te rejuvenesce como a águia. O SENHOR defende, com justiça, o direito de todos os que sofrem. Revelou os seus caminhos a Moisés e as suas maravilhas aos filhos de Israel. O SENHOR é misericordioso e compassivo, é paciente e cheio de amor. Não está sempre a repreender-nos, e a sua ira não dura para sempre. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas. Assim como é grande a distância dos céus à terra, assim são grandes os seus favores para os que o temem. Como o Oriente está afastado do Ocidente, assim Ele afasta de nós os nossos pecados. Como um pai se compadece dos filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Na verdade, Ele sabe de que somos formados; não se esquece de que somos pó da terra.

L: Palavra do Senhor.

Ass: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!

UM GRANDE PROFETA SURGIU ENTRE NÓS E DEUS VISITOU O SEU POVO, ALELUIA.

O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:

EVANGELHO
(Lucas 15,1-7)

Diác: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:


Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.

Ass: Glória a vós, Senhor.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.

Diác ou Sac: Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles». Jesus propôs-lhes então a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa  as  outras  noventa  e  nove  no  deserto, para ir à  procura da que  anda perdida,  até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’. Eu vos digo: Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos, que não precisam de arrependimento. Palavra da salvação.

Diác: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.


CANTO DE REFLEXÃO 

Eu não paro de lutar
Até o fim caminharei
Mesmo sendo o menor
Ainda assim não desistirei
Mesmo com o coração ferido
Tão cansado e tão abatido
A minha fé me ajudará a compreender
Que todo aquele que crê
Será preparado na dor pra vencer
Nesta terra de gigante
O meu Deus me guiará
Serão lutas tão constantes
Mas tua mão me sustentará
Glorificarei teu nome
Em cada experiência que eu viver
Guardarei a minha fé
Pra minha coroa maior eu receber
Eu não paro de lutar
Até o fim caminharei
Mesmo sendo o menor
Ainda assim não desistirei
Mesmo com o coração ferido
Tão cansado e tão abatido
A minha fé me ajudará a compreender
Que todo aquele que crê
Será preparado na dor pra vencer
Nesta terra de gigante
O meu Deus me guiará
Serão lutas tão constantes
Mas tua mão me sustentará
Glorificarei teu nome
Em cada experiência que eu viver
Guardarei a minha fé
Pra minha coroa maior eu receber
Permanecerei fiel até o fim
Não desistirei pois meu Deus é por mim
Ele é muito mais forte
Derrotou até a morte
Nele eu posso confiar
É ele quem me levanta
Me sustenta e me consola
Ele me faz sonhar, me faz sonhar
Nesta terra de gigante
O meu Deus me guiará
Serão lutas tão constantes
Mas tua mão me sustentará
Glorificarei teu nome
Em cada experiência que eu viver
Guardarei a minha fé
Pra minha coroa maior eu receber
Eu receber (eu receber)

Faz-se então as Orações ao Santíssimo Sacramento.

ORAÇÕES AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Pres: Oremos pelo nosso Papa, o Papa João Paulo I 
Ass: Que o Senhor o guarde e lhe conceda longa vida, torne-o feliz na terra e não o deixe cair sob a ira dos seus inimigos.

Pres: Tu és Pedro.
Ass: E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. (MT 16:18)

Pres: OREMOS: Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o Santo Padre, o Papa João Paulo, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progrida na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

Pres: Oremos pelos nossos bispos.
Ass: Que eles permaneçam firmes e apascentem o seu rebanho na vossa fortaleza, Senhor, na sublimidade de vosso nome.

Pres: Tu és sacerdote para sempre.
Ass: Segundo a ordem de Melquisedeque.

Pres: OREMOS: Ó Deus que velais sobre o vosso povo com bondade e o conduzis com amor, dai o Espírito de sabedoria e a abundância de vossas graças a vossos servos, nossos prelados, a quem confiastes o cuidado de nossa direção espiritual, para que eles cumpram fielmente junto de nós os deveres do ministério sacerdotal e receba na eternidade a recompensa e um fiel dispensador. Por Cristo, Senhor nosso.
Ass: Amém.

Dá-se início à Bênção do Santíssimo Sacramento.

CANTO DO TÃO SUBLIME

Enquanto canta-se o Tão Sublime Sacramento, é recomendável incensar o Santíssimo.

CANTO: TÃO SUBLIME SACRAMENTO ADOREMOS NESTE ALTAR,
POIS O ANTIGO TESTAMENTO DEU AO NOVO O SEU LUGAR.
VENHA A FÉ POR SUPLEMENTO OS SENTIDOS COMPLETAR.
AO ETERNO PAI CANTEMOS A JESUS, O REDENTOR,
AO ESPÍRITO EXALTEMOS, NA TRINDADE ETERNO AMOR.
AO DEUS UNO E TRINO DEMOS A ALEGRIA DO LOUVOR.
AMÉM!

Pres: Do céu lhes destes o pão.
Ass: Que contém todo o sabor.
Oremos. Deus, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.
Ass: Amém.

Neste momento o que preside dá a bênção ao Santíssimo.

Após a bênção faz-se o ato de louvor.

ATO DE LOUVOR

Pres: Bendito seja Deus.
Ass: Bendito seja Deus.


Faz-se o mesmo esquema com todas as invocações.

Bendito seja o seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu Preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja sua santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.


Pres: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
Ass: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pres: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
Ass: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Assim como era no princípio por todos os séculos dos séculos, Amém.

Pres: Graças e louvores sejam dados a todo momento.
Ass: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)

Encerra-se, então, a Adoração ao Santíssimo, e o Celebrante tira a Hóstia do Santíssimo Sacramento, e devolve ao Sacrário, depois o Celebrante concede a Benção.


Em seguida, faz-se a despedida. O sacerdote, voltado para o povo, abre os braços e diz:
Pres: Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres.: E a benção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho  e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
Ass: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Diác. ou Sac: Em nome do Senhor, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus!

Depois disso, o Diac. ou Sac faz a devida reverência em frente ao altar, e sai a procissão de saída.


CANTO

Já posso ver o esplendor da Tua glória
Já posso até sentir o cheiro da vitória
Pois aqui neste lugar a arca do Senhor está
É o Deus de Israel que tudo determina
Já decretou vitória para a minha vida
Nada poderá impedir a ação de Deus neste lugar
A arca do Senhor é sinal de vitória
Para os que esperam, para os que adoram
Não haverá Jordão que me impedirá passar
Nada pode impedir o que Deus tem para me dar
A arca do Senhor é sinal de vitória
Para os que esperam, para os que adoram
Não haverá muralhas que me impedirão de acreditar
Pois no agir de Deus o inimigo cairá
(Pois no agir de Deus o inimigo cairá)
Já posso ver o esplendor da Tua glória
Já posso até sentir o cheiro da vitória
Pois aqui neste lugar a arca do Senhor está
É o Deus de Israel que tudo determina
Já decretou vitória para a minha vida
Nada poderá impedir a ação de Deus nesse lugar
Nesse lugar
A arca do Senhor é sinal de vitória
Para os que esperam, para os que adoram
Não haverá Jordão que me impedirá passar
Nada pode impedir o que Deus tem para me dar
A arca do Senhor é sinal de vitória
Para os que esperam, para os que adoram
Não haverá muralhas que me impedirão de acreditar
Pois no agir de Deus o inimigo cairá
O meu Deus está presente aqui
Meu Deus está à frente
A arca eu vou levar, em Deus vou confiar
E o impossível eu vou alcançar (Alcançar)
A arca do Senhor é sinal de vitória
Para os que esperam, para os que adoram
Não haverá Jordão que me impedirá passar
Nada pode impedir o que Deus tem para me dar
A arca do Senhor é sinal de vitória
Para os que esperam, para os que adoram
Não haverá muralhas que me impedirão de acreditar
Pois no agir de Deus, o inimigo cairá
Pois, no agir de Deus, o inimigo cairá
Pois no agir de Deus, o inimigo cairá

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem