Dec. N°11/2024 - Decreto de elevação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à dignidade de Co-Catedral

 


DOM KAUÃ DAVI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI NOVI
PREFEITO PARA A CONGREGAÇÃO PARA CLERO 
PREFEITO DO SUPREMO TRIBUNAL DA ASSINATURA APOSTÓLICA
PONTÍFICIO COMITÊ PARA OS CONGRESSOS EUCARÍSTICOS INTERNACIONAIS
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL
BISPO DIOCESANO DA DIOCESE DE LEIRIA-FÁTIMA

L E I R I E N S I S - F A T I M E N S I S


Aos queridos Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas e a todo o povo de Deus presente em nossa Igreja Particular e toda a Igreja Minecraftiana, saudações e bênçãos no Senhor.

«O Senhor fez» a pedra rejeitada pelos pedreiros tornar-se a pedra angular, assim como também nós, após o resgate de nossas almas naquela Cruz, antigo sinal de maldição, vergonha e escândalo, que hoje é sinal de esperança, salvação e alegria, somos remoldados no Sangue de Cristo como pedras angulares. Isto é obra do Senhor, admirável aos nossos olhos."

Desde tempos imemoriais, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário de Fátima tem sido um lugar de peregrinação, oração e devoção para os fiéis desta diocese e além. Erguido como um testemunho vivo da fé do povo, este santuário tem sido um farol de esperança, um refúgio para os necessitados e um ponto de encontro com o divino para todos os que o procuram.

Das pedras angulares que formam este santuário, emergem as vozes dos fiéis que, como novas rochas, moldadas e transformadas pela graça de Deus, encontram aqui um lugar de acolhimento, reconciliação e renovação espiritual. As paredes deste santuário ressoam com os louvores dos que buscam a intercessão amorosa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e os seus corações são tocados pela misericórdia e pelo amor de Deus que aqui se manifestam.

Assim como Salomão ergueu o Templo em honra ao nome do Senhor, nós, como comunidade diocesana, reconhecemos a importância deste santuário como um lugar sagrado onde a presença de Deus se faz sentir de maneira especial. Após ter ouvido o parecer positivo do colégio de consultores diocesanos, utilizando de minha dignidade Apostólica conferida pelo Sumo pontífice, João Paulo I e visando as diretrizes canônicas, acatamos e ESTABELECEMOS o que segue:

  • Considerando a venerável devoção dos fiéis da Diocese de Leiria-Fátima à Santíssima Virgem Maria, especialmente sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, manifestada atrlavés de peregrinações, orações e expressões de fé no Santuário Diocesano de Fátima;
  • Considerando a crescente importância espiritual, histórica e religiosa do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário de Fátima como centro de evangelização, acolhimento e celebração da fé, não apenas para os habitantes locais, mas também para peregrinos de outras regiões;
  • A necessidade de fortalecer a presença da Igreja e de seu testemunho evangelizador na Diocese de Leiria-Fátima, reconhecendo a relevância do Santuário como um ponto focal de atividades pastorais e litúrgicas;
  • O parecer favorável e unânime da Congregação para os Bispos e demais autoridades eclesiásticas competentes, que reconhecem a maturidade espiritual, a solidez pastoral e o zelo missionário do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário de Fátima;
  • Considerando, ainda, que a elevação do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à dignidade de Co-Catedral manifesta o desejo de fortalecer os laços de comunhão entre este santuário e a Sé Catedral, reconhecendo a importância espiritual e pastoral deste local para toda a diocese;

Determinamos, em virtude de nossa autoridade episcopal e em comunhão com a Santa Sé, elevar, bem como de fato ELEVAMOS o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à dignidade de CO-CATEDRAL desta diocese. 

Que esta elevação seja um testemunho vivo da presença de Deus em nosso meio e uma fonte de inspiração para todos os fiéis. Que este templo sirva de elevação dos espíritos e dos templos interiores, como lugar de profunda meditação, como recinto de oração, súplica, penitências, jejuns e sacrifícios para que o nome de Deus seja sempre mais honrado. Que cada pedra, cada detalhe deste lugar sagrado seja um lembrete do amor e da misericórdia divina, e que todos aqueles que o frequentarem sejam tocados pela graça e pela luz do Espírito Santo. Sejais sempre um instrumento bem maleável nas mãos do oleiro, pois que das pedras brutas, faz ele as angulares, e que vossas vidas sejam testemunho vivo do poder transformador do Evangelho. Que esta Igreja seja um farol de esperança, um refúgio para os necessitados e um lugar de encontro com Deus para todos os que a ela se dirigem em busca de conforto e orientação. 


"Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios."
(Romanos 8:28)


Dado em passado no Palácio Episcopal da Diocese Leiria-Fátima, Portugal, junto a Nossa Senhora de Fátima, aos 28 dias do mês de Abril do ano da Graça de 2024.

✠ Dom Kauã Davi

Tituli di Novi

Bispo Diocesano


✠ Dom Gregory Mendes

Tituli di Carmeiano

Bispo-Auxiliar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem