RITO DE BÊNÇÃO ÁGUA, ASPERSÃO NA COMUNIDADE

 

RITO DE BÊNÇÃO ÁGUA, ASPERSÃO NA COMUNIDADE

CANTO DE ENTRADA

SAUDAÇÃO

Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o sacerdote diz:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:
Pres.: O Senhor que encaminha nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

sacerdote, diácono ou outro ministro devidamente preparado poderá, em breves palavras, introduzir o acontecimento.

BENÇÃO DA ÁGUA E ASPERSÃO

Pres.: Ó Deus, Pai Eterno, nós te rogamos em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques esta água, para as almas de todos os que beberem dela, para que o façam em lembrança do sangue de teu Filho, que por eles foi derramado, e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que sempre se lembram dele, para que possam ter consigo o seu Espírito. Por Cristo Nosso Senhor.
Ass.: Amém.

ASPERSÃO 

ORAÇÃO DA BENÇÃO

O celebrante, se for oportuno, impondo as mãos sobre os fiéis e clérigos em conjunto, acrescenta imediatamente a oração da benção:
Pres.: Nós vos louvamos e bendizemos, ó Deus, porque, por inefável desígnio da vossa misericórdia, enviastes ao mundo o vosso Filho, para libertar os homens da escravidão do pecado, derramando o seu sangue, e enriquecê-los com os dons do Espírito Santo. Tendo vencido a morte, e antes de subir a vós, ó Pai, ele enviou os apóstolos, representantes do seu amor e do seu poder, para anunciarem o Evangelho da vida a todos os povos e batizarem os crentes na água da salvação. Olhai, portanto, Senhor, para estes vossos servos e servas que, fortalecidos com o sinal da cruz, enviamos como arautos da salvação e da paz. Guiai. Senhor, com vossa mão os seus passos e fortalecei-lhes  o ânimo com a força da vossa graça, para que não se deixem abater pelo trabalho e pala fadiga. Fazei que suas palavras sejam o eco da voz de Cristo, capazes de atraírem para a obediência do Evangelho aqueles que as escutarem. Infundi o Espírito Santo em seus corações, para que, dando-se inteiramente a todos, eles possam conduzir para vós, ó Pai, muitos filhos que vos deem louvor sem fim na Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.

CONCLUSÃO DO RITO

 O celebrante conclui o rito. Após o convite: Inclinai-vos para receber a benção, ou outro, voltado para os missionários, de mãos estendidas, diz:
Pres.: O Deus, que em Cristo manifestou a verdade e a caridade, voz faça mensageiros do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo.
Ass.: Amém.

Pres.: O Senhor Jesus, que prometeu à sua Igreja estar a seu lado até a consumação dos séculos dirija os vossos passos e confirme vossa palavras.
Ass.: Amém.

Pres.: O Espírito do Senhor esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres e curar os corações contritos.
Ass.: Amém.

Por fim, o celebrante abençoa todo o povo:
Pres.: E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass.: Amém.

É louvável terminar o rito com um canto apropriado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem