TEMA, REFLEXÃO E ORAÇÃO VOCACIONAL | MÊS VOCACIONAL, AGOSTO | 2024





TEMA, REFLEXÃO E ORAÇÃO VOCACIONAL | MÊS VOCACIONAL, AGOSTO | 2024


Reflexão sobre Vocação

    Neste mês, é o mês da vocação, a Vocação é algo muito importante para sabermos o que queremos em nossa vida, qual é a nossa vocação? Na Diocese de Leiría-Fátima o mês vocacional é marcado com diversas celebrações e encontros, consiste em descobrir se sua vocação é religiosa, sacerdotal ou matrimonial, o princípio do Encontro Vocacional é descobrir isso.


   A palavra vocação vem do latim: Vocatio-onis, cujo significado é chamada, convite. É a chamada de Deus para abraçar uma missão, uma forma de apostolado; é também uma inclinação natural para assumir uma missão no mundo[1]. A vocação é a vida da pessoa na qual é percebida, dada. “O Senhor disse a Abrão: ‘Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção’” (Gn 12, 1-2). Jeremias louvou a Deus pelo chamado realizado pelo Senhor, sendo sempre uma partida para deixar-se levar pelo Senhor em vista de uma vida de doação. O profeta Jeremias percebeu, por graça, o chamado do Senhor: “Antes que te formasse no seio de tua mãe, eu te conheci, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e fiz profeta para as nações” (Jr 1,4-5). Jesus escolheu pessoas simples, pescadores para o seguirem: “Vinde após mim, e eu farei de vós, pescadores de homens. (...): Eles deixaram as redes e o seguiram. (...) E eles, imediatamente, deixando o barco e o pai, o seguiram (Mt 4, 19-22).


O chamado do Senhor é correspondido por uma resposta humana de uma forma livre e responsável, dado com amor na presença de Deus. Em sonho, falou o Senhor a José: “Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e acolheu Maria, sua mulher” (Mt 1,24). Maria disse sim ao plano do Senhor pela vinda do Salvador em seu ventre virginal, por obra do Espírito Santo e a Mão do Altíssimo: “Eis aqui a serva Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Em Antioquia, enquanto as pessoas celebravam a liturgia em honra do Senhor, o Espírito Santo disse para separar Barnabé e Saulo a fim de realizarem a obra para a qual Ele os chamou (At 12, 1-2). A resposta humana é dada diante do convite do Senhor para atuar na comunidade e no mundo.


   A vocação foi vista nas primeiras comunidades cristãs como missão assumida, pela graça de Deus. São Paulo disse que Deus não faz acepção de pessoas e que a missão, a evangelização dos pagãos foram confiadas a ele, enquanto aos judeus fora confiada a São Pedro. São Paulo afirmou também que Aquele que preparou o apostolado entre os judeus concedeu também para ele a graça para ir entre os pagãos. Desta forma a graça dada a Paulo, da evangelização entre os pagãos, fez Tiago Cefas e João, considerados as colunas da Igreja por Paulo, dessem as mãos para Paulo e Barnabé em sinal da comunhão recíproca, de modo que Paulo e Barnabé iriam aos pagãos enquanto os outros iriam aos judeus. Paulo disse que Pedro, Tiago e João recomendaram a ele, a solicitude para com os pobres, o que de fato o apóstolo sempre fez (Gl 2,6-10). Origenes, padre da Igreja dos séculos II e III, de Alexandria no Egito, viu nesta passagem a confirmação da palavra de Cristo para ir em todos os povos (Mt 28,19)[2].


São Gregório Magno reconheceu a ação missionária sendo vocação para a Igreja, de levar o evangelho do Senhor para as populações que ainda não ouviram falar do Senhor e da própria Igreja. O Papa aconselhava aos missionários que não houvesse a destruição dos templos pagãos, mas de suas imagens, mudando-se o culto ao Deus verdadeiro. As relíquias dos santos e de mártires seriam colocadas nos altares para celebrar o louvor agradável a Deus pelas festas litúrgicas, como o Natal e a Páscoa[6].


A Vocação é a doação de si mesmo para o Senhor e para o mundo na qual a pessoa corresponde à vida que recebeu de graça. Ela é um dom de Deus para ser doado para os outros. Jesus fez de si mesmo uma continua doação. Será sempre importante a oração pelas vocações para que mais pessoas trabalhem pelo Reino de Deus. Deus envia vocações de modo que é preciso conhecê-las e fazer sempre o discernimento para que os jovens se decidam bem na vocação. A vocação é a presença do Senhor para viver bem no mundo de hoje e um dia na eternidade.


Escrito por: Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA

(Bispo da vida real)

Site: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-08/vocacao-chamado-do-senhor-e-resposta-humana.html


Tema:

"Pedi, pois, ao Senhor da Messe" (cf. Mt 9,38) Pois a Messe é grande e os operários são poucos, então o tema pede operários ao Senhor da Messe, este é o tema do Mês Vocacional do ano de 2024.

Oração:

Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém! 


(São Paulo VI) 


 "As VOCAÇÕES nascem na Oração e da Oração. E só na ORAÇÃO podem perseverar e dar fruto". (Papa Francisco)

Dado e Passado no Palácio de Leiría-Fátima ao primeiro dia do mês de agosto do ano da Graça do Senhor de 2024.

✠ Dom João Pedro Cardeal Oliveira
 Sé Diaconal de Sacro Cordis Christi Regis
Bispo Diocesano

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem