CONDECORACAO AO TITULO DE CONEGO AO PADRE DANIEL NUNES

                                                   



DOM FR. GABRIEL CARDEAL SOBRAL O.CARM
Cardeal-Bipo de Ostia e Albano
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DE LEIRIA-FÁTIMA

L E I R I E N S I S - F A T I M E N S I S
___________________________________

Ao dileto filho, Padre Daniel Nunes,
e todos que ouvirem ou lerem deste decreto,
saúde e paz e copiosas bênçãos vindas do Senhor!

O ministério sacerdotal é um caminho sublime e exigente, marcado por desafios e momentos de profunda reflexão. Este caminho nos chama à busca incessante da imitação perfeita de Cristo, nosso Senhor, e ao fervor na pregação e evangelização da Palavra divina. Como o próprio Papa São João Paulo II nos lembrou em sua Carta Apostólica "Pastores Dabo Vobis": "O sacerdócio é uma vocação extraordinária que nos une intimamente a Cristo, nos chamando a ser pastores de Seu rebanho e dispensadores de Seus mistérios."

Ao longo de nosso ministério, somos frequentemente confrontados com momentos de desânimo e crises vocacionais, que podem nos fazer hesitar em nossas obrigações. Contudo, vejo em ti uma força singular e uma dedicação inabalável. Mesmo diante de dificuldades e provações, nunca abandonaste teu ministério e continuaste fiel ao teu chamado, como incansável pregador do Evangelho.

Teus dotes de obediência aos superiores, tua eficiência no serviço de evangelizacao e tua profunda reverência pelos sagrados mistérios são testemunhos vivos do Cristo Bom Pastor, e a tua vida reflete a essência das palavras de São Paulo em sua Carta aos Coríntios: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (1 Coríntios 11:1).

Por isso, por meio da autoridade a mim concedida, por divina providência, e em vista da tua exemplar trajetória de serviço, dedicação e amor à Igreja, CONCEDEMOS o título de CÔNEGO ao Reverendo Padre Daniel Nunes, na Diocese de Leiria-Fátima, conferindo-lhe todos os direitos e deveres anexos a este título.

Como bem expressou o Papa Bento XVI em sua Encíclica "Deus Caritas Est": "O sacerdote deve ser, acima de tudo, um homem de amor, chamado a servir com humildade e generosidade, refletindo o amor incondicional de Cristo pela humanidade." Que este título sirva para ti, dileto filho, um incentivo para que continues a trilhar com coragem e fé o caminho do serviço a Deus e ao próximo, fortalecendo sempre tua missão de pastor e guia espiritual.

Futuramente, deverá receber de nós, em nossa Catedral, o barrete dos Cônegos, para que possa carregar consigo o que lhe passa a ser representado. Rogo por teu ministério à Santíssima Virgem de Fátima e ao Glorioso Santo Agostinho, para que revigorem teu espírito, fortaleçam tua fé e iluminem teu caminho. Que possas, com o auxílio deles, continuar a ser a ser um exemplo de virtude e dedicação, sempre guiado pela luz divina.

Dado e Passado na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima, ao 10° dia do mês de setembro do ano do Senhor de 2024.

✠ Dom Fr, Gabriel Cardeal Sobral

Cardeal-Bispo de Ostia e Albano

Praedica-Verbum

Bispo Diocesano


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem